Salmo 73:15
Se eu dissesse: Falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos.
O versículo "Se eu dissesse: Falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos" é uma profunda reflexão sobre a responsabilidade da palavra e o impacto de nossas ações naqueles que nos seguem. Espiritualmente, ele nos convida a considerar a herança que deixamos para o futuro, a semente que plantamos no coração daqueles que virão depois de nós.
A "geração de teus filhos" não se refere apenas à descendência biológica, mas também a todos aqueles que são influenciados por nossas crenças, nossos valores e nosso comportamento. Somos todos pais e mães em um sentido espiritual, moldando o mundo com nossas escolhas e inspirando ou desmotivando aqueles que observam nossa jornada.
O ato de "falar assim" implica em expressar algo que pode ser prejudicial, desanimador ou que contradiz os princípios que desejamos transmitir. Pode ser uma palavra de dúvida, de desesperança, de julgamento ou de crítica destrutiva. Quando proferimos palavras que não estão alinhadas com a luz e a verdade, corremos o risco de desviar aqueles que buscam um caminho de crescimento e evolução.
Ofender a "geração de teus filhos" significa, em essência, semear a discórdia e a confusão no coração daqueles que dependem de nossa orientação. Significa minar a fé, a esperança e o amor que são essenciais para a construção de um mundo melhor. É um ato de traição à confiança que depositam em nós e um obstáculo para o florescimento do potencial divino que reside em cada um.
Este versículo é um chamado à consciência. Ele nos lembra que nossas palavras têm poder e que somos responsáveis pelo impacto que elas causam. Ele nos convida a cultivar a sabedoria e a discernimento, para que possamos escolher com cuidado o que dizemos e como dizemos, sempre buscando edificar, inspirar e fortalecer aqueles que nos cercam. Que nossas palavras sejam sempre um reflexo da luz que reside em nós, um farol de esperança para a "geração de teus filhos".

Catecismo da Igreja Católica (edição de bolso)

Bíblia King James 1611 de Estudo Holman - Duotone - 7° Edição
